Postado por: DIOGO CÉSAR PEREIRA 07/06/2013

COMO MOSTRAR QUE VOCÊ LIDEROU AÇÕES QUE TROUXERAM GANHO PARA A EMPRESA.



É uma boa idéia usar verbos como liderei, iniciei, criei, etc. E não se preocupe com os pronomes, artigos (como "um" ou "o"), ou mesmo a pontuação que podem interferir. Por exemplo, nunca começar um tópico com a palavra "Eu". Está implícito que em cada frase você não precisa dele, na verdade vai parecer um pouco egocêntrico se eles lerem a palavra "Eu" em toda frase (mesma coisa para redações e cartas, tente evitar usá-la). Nos exemplos acima, eu usei o verbo no passado. Se você ainda está no seu trabalho atual, você pode usar o gerúndio em cada verbo.

Outra vantagem de lidar com os verbos é que suas frases devem ser paralelas. Eu não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas é muito importante. Você não deve, por exemplo, ter uma linha que diz: "Eu criei um novo conceito de produto", seguido por uma linha dizendo: "Essa era minha responsabilidade". As duas frases devem ter o mesmo formato básico –  devem ser paralelas. Ao iniciar com verbos do tipo forte, o paralelismo apenas vem naturalmente.

Seu foco deve ser a clareza e simplicidade. Normalmente, quando você está escrevendo números você os escreve por extenso se eles são iguais a dois ou menor que dez, e escreve no formato de número se forem maior que dez (mas para ser coerente na mesma frase). Entretanto, ao escrever um currículo você, normalmente, deve sempre usar o formato de número – por exemplo "5", ao invés de "cinco" porque chama mais a atenção, é mais rápido para ler e perceptível à olhares rápidos. Além disso, você provavelmente não precisa se preocupar com os pontos finais – apenas use a pontuação onde adicione clareza e torne mais fácil para ler.

_________________________________________________________________________________

Veja também as outras dicas sobre como elaborar um currículo sensacional:

1 - Currículo: O "Triângulo de Ouro" - Onde você deve colocar as informações mais importantes para que o selecionador queira ler o seu currículo.

2 - Currículo: Liderando com verbos fortes! - Como mostrar que você liderou ações que trouxeram ganho para a empresa.

3 - Currículo: O método "C.A.R." - Como dizer, em breves frases, o contexto da situação, a ação que você tomou para resolvê-lo, e o resultado que você atingiu.



Trecho do material elaborado por Hilton Costa & Rogério Finholdt, do Centro de Autossuficiência Profissional (SRE) de Porto Alegre, d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. www.bemestarsud.org.br