Postado por: DIOGO CÉSAR PEREIRA 07/06/2013

COMO DIZER, EM BREVES FRASES, O CONTEXTO DA SITUAÇÃO, A AÇÃO QUE VOCÊ TOMOU PARA RESOLVÊ-LA E O RESULTADO QUE VOCÊ ATINGIU.


C.A.R. representa Contexto, Ação e Resultado. Em suas breves frases, você deve tentar dizer a seu público o contexto da situação, a ação que você tomou para resolvê-lo, e o resultado que você atingiu (com números quantificáveis, sempre que possível.
Aqui são alguns exemplos:

"Eliminei a principal fonte de reclamações dos clientes e a rotatividade da equipe por spear-heading testes automáticos que reduziram o defeito de registro da equipe para 0."

Aqui, o contexto era as reclamações dos clientes, atritos e um defeito de registro. A ação foi liderar uma estratégia de testes. O resultado foi 0 em defeito de contagem. É difícil juntar as frases para contar toda a história, mas vale a pena fazê-lo. Eu não era capaz de incluir o resultado dos atritos e das queixas dos clientes – mas eu inclui um outro ponto como o seguinte:

"Inverti a saída da equipe recrutando e entrevistando dezenas de novos candidatos em potencial através de rede de contatos, cold-calls e feiras de carreira/profissão (equipe cresceu de 2 para 7)."

Neste exemplo, o contexto foi, mais uma vez o atrito. A ação foi o recrutamento, e o resultado foi o crescimento da equipe – com resultados quantificáveis. Novamente, quanto mais porcentagens aqui, melhor. Quando alguém lê isso, tiram suas próprias conclusões positivas sobre ser esperto, trabalhador, com recursos, ou qualquer outra coisa. Isso também os convida para uma configuração de entrevista em que te fazem mais perguntas desde que eles apenas tenham uma rápida visão de toda a história.

_________________________________________________________________________________

Veja também as outras dicas sobre como elaborar um currículo sensacional:

1 - Currículo: O "Triângulo de Ouro" - Onde você deve colocar as informações mais importantes para que o selecionador queira ler o seu currículo.

2 - Currículo: Liderando com verbos fortes! - Como mostrar que você liderou ações que trouxeram ganho para a empresa.

3 - Currículo: O método "C.A.R." - Como dizer, em breves frases, o contexto da situação, a ação que você tomou para resolvê-lo, e o resultado que você atingiu.

Trecho do material elaborado por Hilton Costa & Rogério Finholdt, do Centro de Autossuficiência Profissional (SRE) de Porto Alegre, d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. www.bemestarsud.org.br